No Brasil o Milho e umas das culturas mais importantes e mais plantada. Dependendo de vários fatores como: Clima, solo etc. o Agricultor tem uma gama enorme de escolha de sementes de Milho.
Diferentes empresas fornecedoras, diversidade enorme de sementes no mercado. O Agricultor tem a sua escolha diferentes tipos e características de sementes de milho dependendo qual a finalidade do plantio.
Grãos, silagem, in natura, indústria , etc. Todos eles têm características especificas para tal finalidade.
Quando da escolha do material, o agricultor tem de levar em consideração: Adaptação, Estabilidade, Produtividade, Ciclo, Resistências as principais doenças e pragas.
No Brasil temos ambientes bem distintos, como solo, temperatura, Altitude, etc. Com isso o agricultor tem como escolha o material que se adapte as suas condições Ambientais, técnicas, financeiras, etc…
Entre os materiais algumas diferenciações são importantes, como tipo de planta (silagem), Textura (grãos dentados, semidentados, semiduro, duro) finalidade, etc. No Brasil, a finalidade maior é a produção de grãos, que servira, para alimentação humana e animal , industrial e agora com mais intensidade para produção de Etanol. Outra finalidade importante é a produção de Silagem, principalmente em bacias leiteiras espalhadas por todo o país.
In natura , o milho Verde, finalidade muito forte, pelo grande consumo. Pipoca – Como alimento , utilizado praticamente em todo mundo. Milho Doce – Apesar de apresentar a maioria das características do milho grão, seu grande diferencial é o grão rico em açúcar e pobre em Amido. Utilizado na indústria alimentícia. (latas).